Blog

A Ditadura de Beleza

31543398_398855070583170_6207338271830446936_n

busca incessante pelo corpo perfeito tem levado jovens e adultos aos consultórios médicos

Cirurgia plástica para fins estéticos cresceu 10% nos últimos anos

A valorização exagerada da beleza e a busca frequente pelo corpo perfeito têm levado mulheres, homens a até adolescentes aos consultórios médicos. Um número cada vez maior de brasileiros vem procurando por intervenções cirúrgicas para alcançar o padrão imposto pela sociedade e pela mídia. Indivíduos felizes, magros, com corpos torneados e bem definidos estampam as capas das revistas e viralizam na internet como referência de saúde e bem-estar. E a procura pela cirurgia plástica já pode ser sentida nos consultórios médicos.

O levantamento mais recente realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) aponta que a procura por procedimentos cirúrgicos estéticos tem crescido a cada ano. Em comparação a 2014 – ano da publicação do último balanço – as intervenções aumentaram em quase 10%.

De acordo com o doutor Luis Rossetto, especialista em cirurgia plástica, a percepção da imagem corporal afeta a vida emocional e muda o comportamento. “Neste sentido, os meios de comunicação assumem papel social de preponderante influência no processo psicológico de internalização que sustenta a insatisfação com a aparência física. A imagem corporal revela fatos do desenvolvimento psicológico e social da aparência. A sua construção, que engloba fatores perceptivos, aspectos do desenvolvimento e influências socioculturais estão diretamente relacionadas com o movimento de busca por cirurgia e mostra a possível relação entre expectativas e resultados de satisfação”, esclarece o especialista.

Cuidar da autoestima com equilíbrio faz parte da busca constante da harmonia do ser humano com seu meio, proporcionando bem-estar e, consequentemente, saúde. Mas devemos ter muito cuidado para que o excesso de confiança não se torne um exagero. “Esse desequilíbrio pode causar o que conhecemos como Transtorno Dismórfico Corporal (TDC), definido como uma preocupação excessiva com a imagem, em que o indivíduo enxerga uma aparência que não possui”, complementa Luis Rossetto.

Procedimentos Mais Comuns

Quando falamos especificamente do público feminino, a cirurgia plástica mais popular no Brasil é a lipoaspiração, seguida pelo implante de silicone nas mamas, aplicação de botox e abdominoplastia. Quanto à vaidade masculina, os procedimentos mais procurados são redução de mamas (ginecomastia), implante capilar, rinoplastia, lipoaspiração e cirurgia de pálpebra.

Porém, o que vem chamando a atenção são os procedimentos realizados em adolescentes, com idades entre 12 e 18 anos. Nessa faixa etária, as intervenções mais que dobraram nos últimos anos, ainda segundo a SBCP e as cirurgias mais efetuadas são ginecomastia, otoplastia (correção da chamada orelha de abano) e cirurgia de mama (redução ou implante de próteses).

Ainda de acordo com o cirurgião plástico, em geral os jovens buscam a cirurgia plástica por aceitação social. “Nesse caso específico, por ser uma fase de transição, a avaliação médica se torna mais importante e deve ser feita com mais critério a fim de estudar a motivação do adolescente. Por fim, pode ser necessário o acompanhamento psicológico”, finaliza Rossetto.

Sobre o Dr. Luis Rossetto

Com mais de 30 anos de experiência em Cirurgia Plástica, o doutor Luis Antônio Rossetto iniciou os estudos na Faculdade de Medicina de Marília. Já instalado na cidade de São Paulo, realizou duas residências médicas: a primeira em Cirurgia Geral no Hospital Heliópolis e a segunda em Cirurgia Plástica no Hospital Brigadeiro.

Se formou mestre e doutor pela disciplina de Cirurgia Plástica da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Hoje, o profissional é especialista em Cirurgia Plástica e titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Também é membro da American Society of Plastic Surgeons.

Atua como médico do corpo clínico dos principais hospitais de São Paulo, com destaque para o Albert Einstein, Sírio Libanês e 9 de Julho entre outros. Também atende em clínica especializada, localizada em região nobre da capital paulista.

Informações imprensa:

 Atendimento | Ana Paula Giorgetti – 11 993089153 – anapaula@tudoempauta.com.br
Coordenadora de Atendimento Ana Carolina – anacarolina@tudoempauta.com.br
Diretora de Operação| Patrícia Saraiva – patricia@tudoempauta.com.br
Diretora Executiva| Erika Digon – erika@tudoempauta.com.br

 


Compartilhe com seus amigos: