Blog

Ritidoplastia

 

 

 

 

 

 

 

O que é?

Considerado um procedimento estético, o lifting facial é uma cirurgia para atenuar sinais de envelhecimento como rugas, principalmente da região próximas aos olhos, flacidez de pele no pescoço e abaixo dos olhos, marcas de expressão formadas por vincos profundos abaixo das pálpebras inferiores e também ao longo do nariz, que se estendem até o canto da boca e remoção de gordura acumulada, geralmente entre o queixo e o pescoço, conhecido como papada ou queixo duplo.

Tecnicamente a cirurgia é conhecida como ritidoplastia ou cirurgia de pele. Em inglês to lift significa elevar, levantar.

 

Como é realizado o procedimento

Vale destacar que antes de qualquer procedimento cirúrgico, uma série de exames são solicitados pelo cirurgião para que ele possa avaliar as condições clínicas do paciente, a fim de reduzir riscos durante o procedimento e ter uma margem maior de segurança. Um hemograma completo e um eletrocardiograma são os exames mais solicitados, acompanhados da entrevista clínica entre médico e paciente.

Esta não é uma cirurgia simples e, em média, pode durar em torno de 3 a 4 horas.

Dependendo do procedimento que for realizado pode ser utilizada a anestesia geral ou local. Para casos de cirurgia combinada, quando além do lifting é feito outro procedimento de correção como, por exemplo, uma rinoplastia no nariz, a cirurgia geral é mais indicada.

O período de recuperação no hospital ou clínica também pode variar de acordo com os procedimentos realizado, mas, em média, o paciente fica internado por 2 ou 3 dias, até receber a alta médica.

 

Quem tem indicação para fazer o lifting facial?

A partir dos 45 anos nota-se uma perda gradual de volume e densidade da pele, mais aparente no rosto, pescoço e mãos. Partes do corpo que ficam mais expostas. Fatores externos como o sol, o frio e a poluição contribuem com a aceleração do envelhecimento da pele. Genética, estilo de vida e hábitos nocivos à saúde, principalmente o cigarro, também são causadores de envelhecimento precoce.

A indicação do lifting facial é para pacientes que sentem algum tipo de incômodo com essas marcas de expressão causadas pelo envelhecimento e também pelos fatores externos.

 

Quem não tem indicação?

Somente por meio de uma avaliação clínica, e a realização de alguns exames específicos, o cirurgião pode orientar melhor o paciente quanto a não realização da cirurgia.

 

Dicas do Dr. Rossetto:

No pré-operatório

-Se o paciente for fumante é indicado que pare ou diminua o consumo de tabaco um mês antes da cirurgia.

-Não utilizar cremes, maquiagens, protetores ou qualquer outro produto no rosto 48 horas antes do procedimento.

-Evitar a ingestão de medicamentos à base de ácido acetilsalicílico, que podem dificultar na cicatrização, cerca de uma semana antes da cirurgia.

-É recomendado também jejum de 8 horas antes do procedimento.

 

No pós-operatório

-Imprescindível seguir todas as recomendações médicas na primeira semana após a cirurgia, inclusive não retirar os curativos sem orientação.

-Em caso de dor, se necessário, é recomendada a dipirona sódica a cada 8 horas. Procurar o médico imediatamente se a dor persistir por mais de 72 horas.

-Por três meses evite exposição ao sol, chuva e vento. Óculos escuros, bonés, chapéus, lenços ou sombrinhas são alternativas para proteção.

-Não utilize nenhum tipo de creme na região operada.


Compartilhe com seus amigos: