Segurança em Cirurgia Plástica
Cinco passos para uma cirurgia plástica mais segura
O mais recente levantamento mundial sobre cirurgia plástica, feito pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), revelou que no ano de 2016 foram realizados 2.524.115 procedimentos, sendo 1.450.020 cirúrgicos e 1.074.095 não cirúrgicos. Com esses números, o Brasil é considerado o segundo país que mais realiza cirurgias plásticas, atrás apenas dos Estados Unidos.
Apesar do número robusto, é justamente nesse cenário que cresce a ação de profissionais não especializados sem a devida qualificação para realizar procedimentos tanto cirúrgicos quanto não cirúrgicos. Mais do que isso, a atuação despreparada dessas pessoas coloca em risco a vida do paciente.
“A questão da segurança começa com a escolha do cirurgião. É importante que o paciente pesquise sobre o profissional e também verifique se ele é credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), que tem cerca de 5,5 mil profissionais associados”, orienta o Dr. Luís Antônio Rossetto, cirurgião plástico.
Algumas dicas são importantes na escolha do cirurgião. Abaixo, listamos 5 passos que podem fazer a diferença neste processo.
Pesquise o cirurgião
O primeiro passo é checar se o profissional escolhido é associado à SBCP, que disponibiliza em seu site para isso uma página chamada “Encontre um Cirurgião”. no site da SBCP: http://www2.cirurgiaplastica.org.br/encontre-um-cirurgiao/
Verifique também: qualificação e idoneidade do médico; práticas éticas; publicação de artigos e pesquisas; experiência no procedimento que será realizado e mais informações relevantes sobre o profissional.
Saiba mais sobre a equipe
O cirurgião não atua sozinho e necessariamente precisa ter uma equipe formada por um auxiliar médico, um instrumentador e um anestesista que deve acompanhar o procedimento do início ao fim. Saber da atuação dessa equipe e suas qualificações, também é muito importante.
Conheça o ambiente cirúrgico
O procedimento pode ser feito em um hospital ou clínica que tenha um centro ambulatorial, por isso é importante saber das condições e instalações, independente do local. Em hospital vale checar se é acreditado por alguma instituição. Já em clínicas é importante conhecer as instalações e certificações.
Converse com o cirurgião sobre a técnica utilizada
Antes da cirurgia tire todas as dúvidas com o médico sobre os exames que devem ser realizados, a técnica que será utilizada no procedimento e o tempo de duração, além de outras informações. O Importante é não haver nenhuma dúvida.
Siga à risca as recomendações
As orientações passadas pelo médico são fundamentais, tanto no pré quanto no pós-operatório. Seguir essas recomendações auxilia com a preparação para a cirurgia e também para uma recuperação com todo o suporte que somente um médico especializado na área poderá lhe proporcionar.
Compartilhe com seus amigos: